segunda-feira, 6 de junho de 2011

Paradigmas da metodologia projectual

Paradigma é um modelo ou a representação de um padrão a ser seguido. Quando falamos de paradigmas da metodologia projetual estamos exactamente a evocar um conjunto de acções existentes para resolver um determinado problema.

Na versão 1.0 do modelo operativo do CPS (Creative Problem Solving) segundo Osborn e desenvolvido nos anos 50, as fases eram estruturadas da seguinte forma:

- Orientação (onde é identificado o problema)
- Preparação (reunião e recolha de dados pertinentes para o problema)
- Análise (identificar qual do material reunido, aquele que é relevante)
- Hipoteses (procurar alternativas ao problema)
- Incubação (encaminhar a iluminação)
- Sintese (recombinar e combinar elementos para um melhor resultado)
- Verificação (fase final onde se avaliam os resultados conseguidos)




Com o desenvolvimento e emancipação do design, surge a necessidade de adaptar o modelo
CPS. Assim, nos anos 50 surge o novo modelo:
1. Compreensão e definição do problema.
2. Pesquisa: juntar informações sobre o estado actual.
3. Análise das informações: comparação do estado actual com o estado desejado.
4. Desenvolvimento de conceitos alternativos.
5. Avaliação das alternativas e decisão para uma ou mais.
6. Teste da solução e implementação.


Nos anos 60, surge o
método de Hans Gugelot na Escola de Ulm:
1. Fase da informação.
2. Fase da análise.
3. Fase do projecto.
4. Fase da decisão.
5. Calculo e adaptação do produto às condições da produção.
6. Construção de modelos.


Em 1965, Bruce Archer reduz as fazes dos antigos modelos, combinando-os no
Modelo de 3 fases, em Systematic Method for designers.
1. Fase analítica (programação, recolha de dados, análise).
2. Fase criativa (síntese, desenvolvimento da ideia).
3. Fase executiva (realização, comunicação).


O
modelo de Chris Jones desenvolvido em 1970 volta a expandir o numero de fases:
• Conccepção do
briefing
• Exploração da situação projectual.
• Percepção e transformação da estrutura do problema.
• Determinação de limites e descrição de sub-soluções.
• Combinação das sub-soluções, desenvolvimento de alternativas.
• Avaliação das alternativas e selecção da solução final.

A interpretação do processo do Design até aos anos 70 acaba por ser
caracterizado por:
• linearidade
• princípio e fim
• sequência lógica
• estandardização
• racional
• objectividade
• optimização



E é explicado pelo esquema abaixo representado

Método de Burdek (1971)



Nos anos 70 observa-se uma alteração do paradigma

Com o inicio da utilização do termo “Paradigma” por Thomas Kuhn, A estrutura da revolução cientifica, 1962; o paradigma em vigor até aos anos 70 sofre alterações. passa assim de CPS (
creative problema solving) analítico e mecânicista e baseado numa epistemologia positivista a um novo modelo operativo: RPS (Racional Problem Solving)

- Não linear
- Co-evolutivo
- Subjectivo
- Fim artificial
- Racional e Emocional
- Interpretação e optimização



A partir dos anos 80, o paradigma volta a sofrer alterações passando a:


- Holístico
- Emergente
- Baseado no Constructivismo Radical.



Os modelos operativos:

- Reflective Practice:

- Co-Evolution of Problem-Solution

- Design como fenómeno sistémico


” Do ponto de vista processual, a perspectiva sistémica corresponde ao paradigma da CO-EVOLUTION OF PROBLEM-SOLUTION. Através da actuação em conjunto de elementos dos diversos subsistemas ao nível da microestrutura, o sistema design opera de forma emergente. ”


TASK: Design contra a obesidade na infância.
Tackling obesity and encouraging healthier eating is something that I believe design and design thinking can make a significant contribution to. Whether it be through innovations in new technologies and applications that allow us to track our food intake better, (I am a big fan of the i- Phone app Lose It) or through the design of behavioral change programs that consist of new incentives, new tools and communication of new social norms.
There have already been hundreds of folks volunteering to help but I hope that as designers we get behind this wish. The chronic diseases that result from obesity are a major cause of our out of control health costs. (Tim Brown) “
Neste caso, podemos destacar o método utilizado no “design contra a obesidade na infância”


- Identificação de todos os grupos de interesse e análise das suas relações.
- Análise do contexto do problema.
- Análise do sistema de alimentação na escola.
- Identificação de outros factores influentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário